terça-feira, 15 de maio de 2012

Conceitos de sólidos geométricos

1ª Postagem

1º Encontro - Parte A


Os alunos já devem ter sido previamente solicitados para que tragam de casa alguns objetos tridimensionais (embalagens) que possam ser deixados na escola.


 Pesquise sobre o significado de sólidos geométricos e anote quais os tipos de sólidos (embalagens) que os alunos trouxeram.

2ª Postagem 

1º Encontro - Parte B

 

Assistir ao vídeo: Sólidos de Platão desenvolvido pela TV Escola.



Após assistirem o vídeo, peça para que os alunos separem os objetos trazidos por eles de 
acordo com suas formas geométricas.

http://www.youtube.com/watch?v=SV4w_A-M9vg&feature=player_embedded

Quais são os tipos de sólidos que você conheceu até este momento?

3ª Postagem

2º Encontro


Estudo das características dos Poliedros utilizando o software Poly.
O software Poly se encontra disponível em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7004

Assistir ao vídeo: Sólidos de Platão parte 1

Pesquise na internet sobre sólidos geométricos e aplique o conhecimento adquirido em sua pesquisa no software e responda:
Defina o que é uma aresta, o que são faces e o que são vértices.

4ª Postagem

3º Encontro


Pesquisar a respeito de planificações.
Cada aluno irá aplicar o conhecimento adquirido na pesquisa abrindo as embalagens que trouxeram no primeiro encontro para verificar como é  a forma planificada delas.
Comparar as planificações obtidas com as visualizadas no software.

 
Os alunos farão uma pesquisa sobre a utilização dos poliedros e objetos redondos na natureza, na arte e nos artesanatos.

5ª Postagem

4º Encontro

Construir Sólidos Platônicos usando o software Dalest-Elica Origami Nets.



 
Os alunos farão uma pesquisa sobre a utilização dos poliedros e objetos redondos na natureza, na arte e nos artesanatos.

MANIFESTAÇÃO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA NATURES, NA ARTE E NOS ARTESANATOS.


                                                                                     


 

     










6ª Postagem 

5º Encontro

Apresentar os principais corpos redondos (cilindro, esfera, cone).
Identificar as principais características da estrutura destes sólidos.
Agora, faça uma lista com os objetos do cotidiano que possuam estes formatos apresentados agora.


7ª Postagem

6º Encontro

Identificar as diferenças entre poliedros  e corpos redondos  com relação as suas estruturas e a forma desses sólidos geométricos.
Pesquise planificações de corpos redondos.
Utilizando-se de cartolina, papel cartão ou papel sulfite montem corpos redondos em tamanhos diferentes de acordo com o conhecimento adquirido durante as pesquisas.


8ª Postagem

7º Encontro

Pesquisar e anotar os nomes dos principais sólidos geométricos em inglês.
Agora estão aptos a jogar o jogo que se encontra no site:

http://www.escolovar.org/mat_solidos_fabrica.embalagens.swf  



8º Encontro- Os alunos assistem os filmes:




9º Encontro – Confecção de uma maquete utilizando todos os sólidos construídos durante o projeto. 





Referência:






Nenhum comentário:

Postar um comentário