quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto de Objeto de Aprendizagem


Informática Educativa II: Projeto de Objeto de Aprendizagem
Título do Projeto:

O Estudo dos Sólidos Geométricos Utilizando os Recursos da Web 2.0

Nome do Aluno:
Antonio Barbosa Santos
Maria Alice Martins
Néder Soares Felipe
Renata Rodrigues Gomes.
Objetivo do Projeto:
O conteúdo da Disciplina de Geometria do Ensino Fundamental II (6º ano) apresenta muitos problemas em seu ensino e em sua aprendizagem, o qual é sustentado pela memorização de fórmulas algébricas, reconhecimento de sólidos geométricos e ainda aplicação, muitas vezes padronizadas e sem significado algum para quem está aprendendo.
Lorenzato [12] (1995) justifica a necessidade do ensino de geometria, pelo fato de que, um indivíduo, sem este conteúdo, nunca poderia desenvolver o pensar geométrico, ou ainda, o raciocínio visual, além de não conseguir resolver situações da vida que forem geometrizadas.
A importância da geometria também se dá pelo fato de se estar cercado por ela no cotidiano construir constantemente as ideias de paralelismo, congruência, semelhança, simetria, além de fatores de medição como área e volume. Isso ocorre sem que as pessoas percebam, pois faz parte do cotidiano de suas vidas.
E apesar desta utilização geométrica na formação do aluno, eles não fazem muitas vezes, a menor ideia do que está ocorrendo ao seu redor, ou mesmo na sua vida. Não sabem o significado e não tem noção de área ou volume de uma maneira formal (objetos, prédios, materiais, etc).
Link do Objeto de Aprendizagem Publicado:

Site e Bibliografia de Apoio:
[11] PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké. Campinas: UNICAMP/FE/CEMPEM. Ano 1, n. 1, março, pp. 7-17, 1993.


Nenhum comentário:

Postar um comentário